Sequência da UEPS


Descrevemos aqui as etapas e os respectivos encontros desenvolvidas durante a aplicação da UEPS. Cada encontro possui atividades ou ações desenvolvidas que também estão descritas.


Etapa da UEPS                      Atividades/Ações

1. Apresentação da proposta aos alunos          
                                                      Relato da proposta didática estruturada
                                                      Encaminhamentos com os alunos
                                                      Apresentação do tema em estudo
                                                      Leitura de microtextos

2 Resgate dos conhecimentos prévios
                                                      Trabalho com gravura  referente ao caminho do ar no corpo humano e às partes fisiológicas envolvidas

3 Situação problema introdutória
(organizadores prévios)                Questionamento introdutório: qual o caminho do ar no corpo humano?
                                                      Atividade experimental sobre medida do tórax


4 Organizadores prévios                          
                                                      Atividade  experimental  relacionada à medida do tempo entre a inspiração e a expiração



5 Abordagem do conteúdo considerando
a diferenciação progressiva                          
                                                      Apresentação de forma expositiva e dialogada
                                                      Realização de pesquisa utilizando livros didáticos


6 Situação problema 2
(nível mais complexo)
                                                      Apresentação de duas perguntas: qual a função do diafragma?  Como ele funciona?
                                                      Realização de uma atividade experimental para analisar o funcionamento do diafragma


7 Discussão do conteúdo considerando
a reconciliação integrativa                        
                                                      Apresentação de forma expositiva e dialogada
                                                      Apresentação em PowerPoint
                                                      Apresentação de vídeos

8 Situação problema 3 (nível mais complexo)  
                                                                         
                                                      Apresentação de três perguntas: quais os gases que compõem o ar?Quais os gases que estão presentes na inspiração? E na expiração?
                                                      Realização de uma atividade experimental sobre a presença do gás carbônico no ar expelido pelos pulmões


9 Discussão do conteúdo considerando
a reconciliação integrativa        
                                                      Apresentação de forma expositiva e dialogada
                                                      Realização de pesquisa utilizando livros didáticos


10 Avaliação 1                
                                                      Prova individual


11 Avaliação 2                              Encontro com profissionais da área de saúde


12 Pós-UEPS                               Correção da prova
                                                      Doenças respiratórias
                                                      Avaliação dos encontros

Nenhum comentário:

Postar um comentário