Abaixo seguem os roteiros de atividades experimentais realizadas em sala de aula durante a aplicação da UEPS
Atividade 1: Perímetro Torácico
Objetivo: Perceber que o perímetro torácico varia na
inspiração e expiração.
Material: Fita métrica ou trena.
Sugestão de Procedimento:
Em duplas, os alunos deverão colocar a fita métrica ao redor
do tórax. O aluno que está sendo medido, deve soltar todo o ar dos pulmões que
conseguir e segurar a respiração. Enquanto isso o colega mede e anota o
perímetro do tórax. Após, solicitar ao colega que inspire o máximo de ar que
conseguir e segurar a respiração. Ao
mesmo tempo o colega mede o perímetro máximo na inspiração e anota. Os papéis
então são trocados e o colega que mediu é medido, repetindo os procedimentos.
Ao final os alunos deverão explicar o que observaram em socializar
os valores com os outros colegas.
Atividade 2: Frequência respiratória.
Objetivo: Medir e comparar a frequência respiratória.
Material: Cronômetro (celular)
Sugestão de Procedimentos:
O professor solicita aos alunos que determinem o tempo de um evento aleatório, como andar pela sala, falar uma frase inteira, fazer uma coreografia, enfim, qualquer atividade que o professor e os alunos considerem interessante. Após isso, o professor pede pra alguns alunos expressarem seus resultados nas diferentes escalas do tempo, hora, minutos, segundo e milésimos de segundo. Neste momento deve estabelecer a diferença das escalas para posteriormente prosseguir. Feito isso, pode continuar a atividade que se desenvolve em duplas. Um aluno irá medir a frequência respiratório do outro. Um aluno zera o cronômetro e pede para seu colega esvaziar o ar dos pulmões, neste momento iniciar a contagem do tempo no cronometro e conta 5 movimentos de inspiração e respiração. Depois trocam de papéis e repetem a atividade.
Os alunos deverão socializar os tempos com outras duplas e comparar os valores. Após explicar o observado.
Atividade 3: Pulmão de garrafa PET
Objetivo: verificar os movimentos de inspiração e expiração
com um material alternativo que simula um pulmão. Observar as partes dos
sistema respiratório envolvidos nos movimento.
Material: Garrafa PET de 500 ml, fita adesiva, dois balões, tesoura
sem ponta e um tubo de caneta.
Sugestão de procedimentos:
O professor organiza a sala em grupos de no máximo 4 alunos.
Deve preparar as tampas da garrafa antes de entregar os alunos, fazendo um
orifício do tamanho próximo a de um tudo de caneta. Pode ser feito com material
cortante, por isso, deve ser feito antes para que não ocorra nenhum
acidente. Solicita que os alunos cortem
a garrafa PET abaixo da metade, num local onde a garrafa seja regular, devida a
necessidade de reduzir espaços por onde o ar possa escapar. O professor solicita
aos outros integrantes que usem a fita adesiva para fixar o balão na ponta do
tudo de caneta, encaixando a boca do balão em um dos lados do tubo, de forma
que o ar possa atravessar o tubo de caneta e encher o balão. Na garrafa cortada
deve ser colocada a tampa, e no orifício da tampa deve ser encaixado o tubo com
o balão já fixado, sem esquecer de que o balão fique para o lado de dentro da
garrafa. Deve ser feito um ajuste do tubo de caneta, sem deixar o balão para
fora da posição de corte da garrafa. Com outro balão devemos fechar a parte cortada
da garrafa. Para isso e necessário cortar o balão logo abaixo do tubo por onde
se enche o balão. Com a fita adesiva, fixar o balão cortado na garrafa, sem
deixar espaço para o ar sair. Por fim, deve ser fechada com fita a parte
superior onde foi cortada a tampa da garrafa para a introdução do tubo. Ao final do experimento o professor deverá
solicitar aos alunos quais as partes do sistema respiratório que estão sendo
demonstrados e estabelecer a relação com os movimentos de inspiração e
respiração.
Atividade 4: Sopro mágico
Objetivo:
Verificar a presença de gás carbônico no ar
expelido pelos pulmões durante a expiração.
Material:
Canudo, dois copos transparentes, pipeta de
plástico, azul de bromotimol, soda cáustica, colher de chá e Água.
Sugestão de Procedimentos:
Lembrar que esta atividade
envolve uma solução que não pode ser ingerida pelo aluno. O professor deve preparar em meio copo
pequeno cheio de água e acrescentar um quarto de colher de soda, formando o
hidróxido de sódio. Esta substância é corrosiva, porém será usada em pequena
quantidade.
Em outro copo deve colocar 80 ml de água, adicionar um ml de
azul de bromotimol. Após acrescentar com a pipeta algumas gotas do hidróxido de
sódio até obter uma solução azul. Em seguida, deve solicitar ao aluno que sopre
com o auxílio de um canudo e observar.
Após a verificação da mudança da coloração da
solução azul para a cor verde o professor pode solicitar que expliquem o antes
e depois levando a entender que foi o ar contido nos pulmões que interagiu com
a solução e alterou sua cor.
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Final do experimento: Solução esverdeada. Foto: Pesquisador. |
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